18 de jul. de 2010

Sopranos e Loiras

Vou superar meu tópico sobre maestros, pois soprano que é soprano... não guarda rancor, porque é um ser humano bom, sensível e não tem espaço, nem cabeça pra mágoas (cabeça de soprano precisa ser vazia por causa da ressonância sempre alta). Soprano nunca usa som de garganta ou pra ser mais técnica, laringo-faríngeo! Eis a razão das piadas sobre sopranos.
Pra quem não sabe, soprano é a ' loira ' da música! Durante as aulas de canto, os professores sempre falam pra manter a cabecinha oca, pra cavar o espaço na abóbada do crânio (Ih... tem de tudo). Por isso que cantor erudito canta com aquela cara de Coringa do Batman, sabe? Com as sobrancelhas levantadas, os zigomáticos (ossos da bochecha) quase furando os olhos e um sorriso imutável... é pra dar um 'empurrãozinho' na voz, a fim de que entre nas cavidades faciais e seja projetada corretamente. Sabia que isso faz a afinação ficar imaculada? ( isso é assunto pra uns 2 posts!)


____Figura 1. Sinus(Buraquinho da Sinusite); 2. Fossas nasais(Não precisa, né?); 3. Cavum(Buraquinho acima do palato mole); 4. Véu palatino (Parte móvel do céu da boca); 5. Língua (aquilo que a gente usa num beijo francês); 6. Epiglote (Tampinha que fecha a faringe pra comida não voltar); 7. Cordas vocais (Fibras elásticas que se distendem para a formação do som).

Todavia, isso não é privilégio dos sopranos, os tenores (voz aguda masculina), também utilizam a ressonância, ou pelo menos deveriam utilizar, a moçada vocalista de banda que acompanha o blog (e os guitarristas vocalistas), nem sempre utiliza o recurso do André Matos

tingo_rock_star_singing_md_wht.gif


(www.youtube.com/watch?v=jSWbvih3mdY), que na verdade não é dele, é do canto erudito! O rapaz estudou, tá pensando o quê? Acha que ele canta fino porque tem cabelo grande? Não! Cantando desse modo, ele explora uma extensa escala musical (tessitura), sem sentir aquele arranhado na garganta, sabe? Não fica rouco, não sente dor, a voz fica limpinha e sempre bonita! (Se não é assim com você amiguinho... Tu tá berrando!) Outros exemplos de cantores não eruditos que utilizam esse recurso são Led Zeppelin, Robert Plant, Steven Tyler (Aerosmith) e o tenor dos tenores: Mr Freddie Mercury!


Os tenores são equivalentes aos sopranos na música, a única diferença é que soprano não rebola no palco! (He-he-he)

Vocês sabiam que soprano fica tonta quando canta? (Tá bom, tenor também...) Às vezes, a nota que está sendo emitida é tão aguda que dói a cabeça... isso é mais uma das causas das piadas. Ora, imagine a soprano lá no palco, linda, maravilhosa, afinada, modesta, humilde... cantando uma nota aguda sustentada... Meu filho... tenha fé em Deus, passou do quarto tempo a criatura não vê mais nada na frente, não lembra mais nem do RG! me_mu_21.gifA pobrezinha perde a noção de tempo e espaço, quando ela cai em si (ou em qualquer outra nota, rs) já atrasou ou perdeu a próxima entrada. Então o Maestro pensa que a coitadinha é burra! (Tenor não, eles fazem uma cara de quem acabou de chupar limão e o maestro diz: Bravo!!!) me_mu_19.gif
Brincadeiras à parte, é preciso ser muito experiente para que determinados fenômenos físicos não afetem o som ou a métrica da música. Em coros, por exemplo, soprano, contralto, tenor e até baixo, atrasa se estiver cantando uma nota em seu limiar vocal, o naipe inteiro erra junto, porque a ressonância é tão inebriante que toma conta dos sentidos. Assim, um bom regente, deve indicar as próximas notas antecipadamente e dar atenção especial àquele naipe, conduzindo-o cuidadosamente pra que ele não atrapalhe as outras linhas de canto.

Pessolmente, acho que cantar corretamente é algo tão milagroso, que cada nota mereceria um flash! Muitos acham que cantor só abre a boca, que cantar é um dom, que é simples, que é natural... Não é, minha gente! Cantar direito exige horas de estudo, de consciência corporal, de cuidados com a saúde, de privação de determinados alimentos como o leite, o chocolate, a fritura, o açúcar... a lista é interminável! Tem que estudar alemão, inglês britânico e americano, espanhol catalão, italiano, francês e até russo, cantar em idiomas que não se é fluente, interpretar e ainda emocionar o público!
Acho o canto o instrumento mais fantástico de todos, o mais divino e também o mais humano. Penso que o cantor é extremamente inteligente, por tocar um instrumento invisível e intangível, por imitar instintivamente o som das outras vozes em redor e timbrar sem ninguém ter ensinado, por dividir suas preciosas emoções enquanto canta, por sorrir e chorar sem alterar a linha do canto, por estar sempre disponível e desnudo pra incorporar uma mesma nova música... todos os dias.

8 comentários:

  1. Nat,seus posts são sensacionais!!! Também acho o canto o instrumento mais fantástico de todos. É um aprendizado infinito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa..... terei aulas teóricas de canto sempre que entrar no seu blog, Nati! Adorei!! Escreve mais e mais e mais!!!

    ResponderExcluir
  3. O cara do Aerosmith canta no lugar certo?? Sério? Então é por isso que ele não fica rouco. Mas isso é tão contraditório! Ele tem a voz tão suja e gritada!! Fiquei besta agora!!

    ResponderExcluir
  4. Nat, seu blog é inspirador. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, sou soprano e ja desmaiei uma vez na aula de canto quando emiti um Do5 muito prolongado, é o maximo que minha voz alcança...

    e as vezes as pessoas não entendem, dizem que passamos mal pq forçamos uma voz que não temos.. elas nao entendem o que akele som faz dentro de nossas cabeças...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Comecei a acompanhar teu trabalho! Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Dios mío, Natalia, leyéndote, me gustaría aprender portugués ya mismo. ¡Cómo me he reído con la primera parte de tu post!. Eres encantadora.
    Un saludo,

    ResponderExcluir
  8. Estou encantado com tudo, sua maneira de escrever e, claro, seu timbre, sua técnica e sua emoção ao cantar. Ouço o "Magnificat" que cantou com a Camerata Antiqua de Curitiba repetidas vezes. Está sendo uma descoberta inspiradora. Muito Obrigado! Despertou em mim a vontade de estudar canto lírico!

    ResponderExcluir