12 de jul. de 2010

Entre o Divino e o Profano

Estava aqui pensando nas dificuldades de ser soprano... Gente, voces nao fazem ideia de como é estar sempre no topo do acorde. Oh tristeza! E lá vem o maestro: Sopraaaaano!
As contraltos fazem o que bem entendem (já que ninguem escuta quando elas erram), os tenores berram nas notas agudas (ninguem reclama, e o medo do barraco?) os baixos? ... estão sempre atrasados.
Soprano sempre queima a entrada, tem agudo ardido, não sabe solfejar, chuta os saltos de 5dim e 7a, desafina porque não conhece harmonia (já que sempre faz a melodia) e cobre o contraponto se não está cantando o tema.
Soprano é sempre sensível, tá sempre com frio e sempre conversando mesmo quando está de boca completamente fechada, não sabe cantar piano e quando canta - a voz está infantil!? Não sabe seguir regencia, mesmo que o regente não saiba reger, ela tem que advinhar!!! Se fosse tenor... Ora, o Maestro pararia a orquestra e brincaria com os meninos: - Po meu! Atençao, né camaradas? Voces sabem a historia dessa peça? Uma vez eu estava regendo essa mesma peça em Viena...Esse trecho que voces estao cantando fala sobre... (Reafina, dá o arpejo inteiro pros caras, fala com clareza a dinamica, avisa em que tempo vai começar, se no 3, no 4... aí sim, eles abrem a boca)...
Soprano? Sofre!!! O Maestro desce a mão, não quer saber se temos a 3a, a 5a ou a 7ma do acorde! Enquanto dá a entrada perfeita pros trombones, dá uma cotovelada pra esquerda e... ( a gente não tem nem o tom) - Sopraaaaaano! (Maestro, o senhor não deu entrada!) - Eu preciso cuidar dos cellos, contrabaixos, trompas, harpa e percussão, voces não sabem contar???? (Ele podia usar o cotovelo pra dar entrada pros violinos!)
E quando ele pede pra atacarmos um si natural piano, a gente apoia até as canelas e ele fala: Que isso, soprano? Já ouviram falar da palavra apoio?!
O que eu posso fazer? Nascer de novo? Não!!! Eu hei de perseguir o piano perfeito, entoar as quartas descendentes bem justas, cantar o cantabile direito, colorir com hzinho as semifusas. Prometo engolir o choro nas encarcadas e nos concerto da 2a de Mahler, estar sempre bem afinada (e maquiada), não reclamar por não cantar sentada, dividir meu creme pra mãos durante o vocalize, timbrar, decorar a obra, olhar bem nos olhos do maestro enquanto plano absoluta sobre a harmonia... e mais nada!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ASUHAUSHAUHSUASH!

    Fazer o que, é o seu destino... Não tem como mudar. Não sei quem teve a "brilhante" idéia de colocar as sopranos com a melodia sempre (pra você ver como a vida não é dura só pra vocês).
    Quem se importa com vocês? O maestro nem olha pra vocês direito, quanto mais dar um entrada (rsrs), a única coisa boa nisso é que se vocês não cantam certo levam bronca!

    Mas é a vida!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa!!! Pelo visto Soprano sofre mesmo heim...tem algum lado bom?? rsrs ou o credito passa bem longe??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu também já passei por isso!!!! Hauhuhahau!!
    No corão do IA, acho que posso dizer que eu era a única soprano(?) que tentava (!!) cantar! Eram 47 tenores contra 15 baixos contra 7 contraltos e umas 9 sopranos!! Aí o professor reclamava sempre "Olha o solfejo!! A boca é mais assim, ouçam: "OOOOOOOHHHHH" - Um falsete tão alto que estremecia a sala fúrio!-
    Que naipe horrível! Nunca passei por isso em toda minha vida" Blá blá blá!!! E eu sentindo que o negócio era comigo, sabe? Me matava pra sempre fazer melhor!
    Aí uma vez eu fiquei rouca e não pude cantar no último ensaio antes da apresentação. Fiquei assistindo o coro de frente. Cadê a linha de soprano? Sumiu!!! Hauhahauhhua!

    Eles reclamam e reclamam com a gente, mas quando a gente vai embora, a gente faz falta!!! :D!!!

    ResponderExcluir
  5. Eita... como guitarrista solo, já me senti assim.
    É mesmo difícil, né?
    Se bem que, para mim, é beeeeeem mais fácil. Maestros costumam ser menos exigentes com os guitarristas. Até porque, musicalmente, a gente é menos completo :) hehehehe
    Gostei do blog, beleza!
    Já estou acompanhando!!!
    Giba

    ResponderExcluir
  6. eu li seu blog---chorei de tanto rir, desculpe-me se pareço insensivel....tenho certeza que era um dia de tpm...brincadeira..tenho muito carinho por você...quando você estiver irritada xinga todos em silêncio e dê um sorriso amigo rsrs beijummmmm

    ResponderExcluir
  7. Hahahahahaha, gostei!!!
    Beijinhos...

    Cibele

    ResponderExcluir
  8. Prima do meu coraçãoooooooo!!!!! Te amo viu? Tudo muito lindo!!!!! Orgulho , orgulho.... Te amo!!! Vc saber o qto és importante para mim, o qto acredito em vc. Lembra qdo vc ia deixar os meninos na escolinha e qdo vc chegar eu esta ouvindo suas gravações??? kkkkkkkk Adorei o blog..,.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei o Blog!!!
    Quero aprender tudo isto com você nem qaue seja
    até ficar velhinha!!!

    Beijos

    ResponderExcluir