23 de jul. de 2012



                           
  Vaccaj Lição 2 - Semplicetta Tortorella

                                                          


Vaccaj lição 2 - Semplicetta Tortorella                                                              
Oi Pessoal!

Hoje vamos falar sobre a lição 2 do Vaccaj cuja estrutura está baseada em terças maiores ascendentes e menores descendentes!

O objetivo dessa lição é cantar as terças de forma mais leve, intensifica-se a primeira nota e a segunda nota é cantada apenas como conseqüência da primeira. Neste exercício também aprendemos a usar o legatto numa circunstância diferente, o binário composto, uma formula de compasso mais solta, mais relaxada, onde o verdadeiro desafio é manter a frase sem entrecortar as palavras.

Neste vídeo dou uma reforçada no texto, no que se refere à pronúncia e ensino um pouco de interpretação, partindo do significado do texto. Para interpretar uma música, podemos nos valer de várias fontes, como a poesia, a harmonia, a melodia, a frase, a cena... é quase infinito, mas hoje, falaremos sobre a interpretação tendo como base a importância das palavras no texto.

http://www.youtube.com/watch?v=2mh16MFjapI


Da mesma forma como intensificamos determinadas palavras para cantar em Português ou mesmo para falar, devemos fazer nos outros idiomas. É necessário estudar com cuidado a poesia e a pronúncia a fim de expressar com fidelidade o que estamos cantando.

Espero que seja útil e aguardo seus comentários, dúvidas e emails.

Abaixo segue o texto e a tradução:

Semplicetta tortorella
che non vede il suo periglio
per fuggir dal crudo artiglio
vola in grembo al cacciator

Pobre passarinho
que não vê o seu perigo
para fugir da cruel armadilha
cai nas mãos do caçador

4 comentários:

  1. Vou ensinar pra Gabi e Davi. Musiquinha de ninar.

    Beijo. Kézia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história da musiquinha é meio trágica, mas pode servir!!!! Beijos

      Excluir
  2. Olá Natália, amei seus exercícios no youtube. Fiz dois anos de canto em 2004 foi ótimo mas não desenvolvi o bastante. e agora semana passada depois de três anos sem cantar voltei a louvar na igreja e não quero parar mais. Seus exercícios estão me ajudando, o meu problema é que canto com muito ar entre as palavras e por isso minha voz é baixa. Tenho muita dificuldade de impor minha voz nos momentos fortes das músicas. Me ajude. Se for possível eu gravo um vídeo e te mando mas me ajude. Daiana Brito... email; daiana.dbas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Querida Daiana,
    Desculpe pela demora em responder. Entre em contato com a Kezia no assessoria.nataliaurea@gmail.com. Acabamos de abrir a temporada de avaliação de vídeos. Pelo e-mail ela te dará maiores detalhes. Um abraço, Nat.

    ResponderExcluir