23 de jul. de 2012



                           
  Vaccaj Lição 2 - Semplicetta Tortorella

                                                          


Vaccaj lição 2 - Semplicetta Tortorella                                                              
Oi Pessoal!

Hoje vamos falar sobre a lição 2 do Vaccaj cuja estrutura está baseada em terças maiores ascendentes e menores descendentes!

O objetivo dessa lição é cantar as terças de forma mais leve, intensifica-se a primeira nota e a segunda nota é cantada apenas como conseqüência da primeira. Neste exercício também aprendemos a usar o legatto numa circunstância diferente, o binário composto, uma formula de compasso mais solta, mais relaxada, onde o verdadeiro desafio é manter a frase sem entrecortar as palavras.

Neste vídeo dou uma reforçada no texto, no que se refere à pronúncia e ensino um pouco de interpretação, partindo do significado do texto. Para interpretar uma música, podemos nos valer de várias fontes, como a poesia, a harmonia, a melodia, a frase, a cena... é quase infinito, mas hoje, falaremos sobre a interpretação tendo como base a importância das palavras no texto.

http://www.youtube.com/watch?v=2mh16MFjapI


Da mesma forma como intensificamos determinadas palavras para cantar em Português ou mesmo para falar, devemos fazer nos outros idiomas. É necessário estudar com cuidado a poesia e a pronúncia a fim de expressar com fidelidade o que estamos cantando.

Espero que seja útil e aguardo seus comentários, dúvidas e emails.

Abaixo segue o texto e a tradução:

Semplicetta tortorella
che non vede il suo periglio
per fuggir dal crudo artiglio
vola in grembo al cacciator

Pobre passarinho
que não vê o seu perigo
para fugir da cruel armadilha
cai nas mãos do caçador

18 de jul. de 2012


    Vaccaj - Como Cantar?


Vaccaj, como Cantar? Pra que estudar? Por que Vaccaj?

Olá Pessoal, tudo bem?

Há tempos recebo pedidos de alunos e simpatizantes pra gravar o Vaccaj. Muita gente encontra os audios mas o audio só serve pra aprender a melodia... então resolvi gravar com algumas "melhorias"!
Neste video eu falo sobre articulação, pronúncia, frase e outras várias coisas.

Meu desejo é gravar todas as Lições, mas sabemos que esta tarefa é árdua! No entanto, gravarei o que for possível e postarei aqui, regularmente.

O Vaccaj é um método de canto muito usado, quase que universalmente, é uma unanimidade entre os cantores. Quase todo cantor já cantou Vaccaj, então, caso vc ainda não tenha estudado esse método, por favor comece já, porque é uma forma do iniciante compreender e pôr em prática conceitos que muitas vezes são abstratos nos vocalizes. Para os mais adiantados, o Vaccaj serve pra construir legato, melhorar dicção e acabar com os ruídos de laringe durante a emissão dos intervalos mais complicados. Trabalha tudo, semiton, oitava, tom, articulação, frase e mezza di voce.

O ponto negativo é que muitos alunos, quando começam a cantar árias, abandonam o Vaccaj porque as melodias são muito simples e eles querem coisas mais difíceis, mais virtuosas... então a maioria só lê os primeiros 5 exercícios!

Mas espero aqui, incentiva-los a estuda-lo inteiro... mesmo vc que já é profissional, pode relembrar importantes conceitos com este método.

Segue o link do PDF do método, que está à disposição de quem queira no IMSLP, lembrando que cada naipe, tem a sua tonalidade. Este é pra Soprano, claro! Mas no mesmo site, tem pra todos os tipos de voz.



 Esse é o link da primeira lição do Vaccaj.
Vou gravar o quanto possível dos exercícios do Vaccaj, pra vocês terem uma forma de estudar em português!






Espero que gostem