11 de mai. de 2012





O Refluxo e o Cantor

Oi Pessoal, tudo bem? Estou escrevendo esse post, porque alguns amigos me pedem isso há anos e eu estava angariando experiência no assunto pra não decepcionar aqui no Blog!
Na verdade, é a primeira vez em 4 anos que eu estou sem refluxo! Então, acho que descobri algumas coisas que vou compartilhar aqui!
Fui a muitos médicos, li muitos artigos e segui cada uma das 'mandingas' que me indicaram. Omeprazol, Pantoprazol, Pantozol, Nexium e etc... essa substância, já faz parte do meu DNA! Tomei tanto que meu organismo se acostumou e não fazia mais nem cócegas. Bem, vou realmente me concentrar em explicar as questões mais óbvias e relacionadas ao cantor. Refluxo é um assunto muito extenso, digno das maiores discussões científicas e eu não pretendo aqui, esgota-lo.

Vamos lá! O que é o refluxo?

O refluxo mais comum é aquele causado pela hernia de hiato.
Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.(Drauzio Varella)
Geralmente, o procedimento é a cirurgia, mas os próprios Gastroenterologistas afirmam que o resultado não é garantido. 

Mas estamos falando aqui do refluxo do cantor, que é um refluxo específico sobre o qual poucas pessoas falam. 
Quer dizer que todo cantor tem refluxo?
Em grande parte! Por que? Todo mundo tem hernia de hiato? Não! 
O refluxo no cantor, ocorre porque o esôfago e o Diafragma estão muito próximos e a pressão que fazemos durante o ato de cantar, pode expulsar os gases e ácidos contidos no estômago, forçando a abertura do esfíncter esofágico. Já é prática entre os instrumentistas de sopro, principalmente os metais, não se alimentar antes de tocar. Alguns deles ficam até 4 horas sem comer para evitar o refluxo enquanto tocam. O cantor faz tudo errado! Bebe litros de água durante o ensaio, come nos intervalos e se alimenta muito bem, com muitos grãos integrais antes de uma apresentação, porque precisa de energia!!! Essa receita, para o cantor, é mortal! Eu explico:

Tudo o que você ingerir, que pra você for de difícil digestão, pode ampliar sua sensação de refluxo.

Vamos à lista:

Água: a absorção de 500ml demora em torno de 1h. Ela dilui os sucos gástricos, forçando o estômago a produzir mais suco gástrico! Então se você está com refluxo, não tome liquidos com alimentos, nem tampouco 1h antes ou depois das refeições! Se tiver sede, tome pequenos goles ou use um spray durante o ensaio, pra liquidificar a saliva e só! Se não estiver com refluxo, tome água fora dos períodos de alimentação.
Carnes: Nem pensar, são de difícil digestão, demoram em torno de 3 horas a 8 horas pra serem digeridas! Eu particularmente não quero uma relação tão arraigada assim com um defunto dentro de mim, ok? Brincadeiras à parte, considero a carne um dos maiores dificultadores do processo de cura da gastrite, esofagites e refluxos
Leite: Para o cantor... nem um pouco aconselhável, por uma razão simples - estimula a produção de muco. Você pode pesquisar e encontrar milhões de razões para beber leite, pode ser que você ame, pode ser que encontre pesquisas que provem que o leite não faz isso, mas eu bebi e ele faz!!! Quando parei de beber leite, parei de ter tosses e pigarros, a pele melhorou, intestinos... tudo! Foi mágico. No meu caso, nem o leite de soja salva, mas pode ser que você se adapte, então... tente.
Frituras: Não é de Deus, gente! Sobrecarrega o estômago e aumenta significativamente a produção ácida.
Frutas e vegetais: Frutas cítricas (mais ácido no seu estômago), cebola, pimenta, picles, jiló... gente, tudo que é azedinho ou amargo demais, vá por mim... evite!
Chocolate, café, chá preto: Cacau, gordura e caféina - É uma bomba. Gordura aumenta a necessidade do estomago produzir mais ácidos pra dilui-lo, é um alimento pobre, não traz nutrientes ao seu corpo. 
A questão da cafeína é trágica: Nosso aparelho digestivo é inervado por um nervo gigantesco - o 2. maior do corpo humano, só perde para o ciático - O Nervo Vago - tem esse nome por inervar uma grande quantidade de órgãos importantes, entre eles o coração. E a cafeína? Ela estimula o nervo vago! Então se vc tem tendência à arritmia, palpitação, vai sentir mais quando ingerir cafeína, se tem asma, piora e se tem refluxo... a acidez aumenta insuportávelmente.
Refrigerantes e Bebidas Alcoolicas: Nos refrigerantes as bolhas de carbonação se expandem dentro do estômago, causando inchaço e estufamento no estômago. Quanto às bebidas alcoolicas - elas relaxam o esfíncter esofágico e os ácidos migram para o esôfago, além da questão fermentação. Honestamente, cantor não tem que ingerir bebida alcoolica: resseca as mucosas da boca, espessa a saliva, diminui a elasticidade da prega vocal e ainda tira a pouca consciência que o cantor tem!

Outro assunto - Digestão Lenta

Grãos e cereais em geral - Se a pessoa tem a digestão muito lenta ( o que é meu caso), não deve ingerir grande quantidade de fibras, isso deixa a digestão ainda mais lenta.
Carboidratos - Pra minha surpresa foi o que me salvou. Parei de ingerir carboidratos e minha vida mudou. Ocorre que o carboidrato necessita da Ptialina para ser melhor digerido - encontrada em nossa saliva, ou seja se mastigar direitinho as 30 e poucas vezes que nenhum paulista mastiga, é provável que a Ptialina cumpra sua função que é a de quebrar o amido em glicose. Quando isso não acontece, o carboidrato vai para o estômago pouco quebrado, ou seja, ainda não virou glicose direitinho... O estômago precisa trabalhar muito pra que isso aconteça, assim o alimento fica mais tempo dentro o estômago, gerando fermentação e mal estar.

Os alimentos destacados acima, estão em qualquer site na internet. É claro o que fazer para evitar o refluxo, mas o carboidrato e os cereais, foram uma surpresa pra mim. Ganhei essa dica de uma Foniatra na Musik Akademie em Basel - Dorotea. Ela ainda deu a dica de fazer gargarejo com soro fisiológico todos os dias pela manha e à noite. Pra mim, funcionou muito bem. Ela explicou que o sal contido no soro, seca as secreções e previne inflamações.

O que eu não posso fazer mesmo?

Não comer cítricos, alimentos de dificil digestão, não beber liquidos demais, cereais, não comer e deitar, né? Não beber junto com a comida e nem comer antes de cantar! Intervalo de 1h

Truques:

Levantar a cabeceira da cama, fazer refeições leves de 3 em 3h se você for muito faminto, ou refeições 3 vezes ao dia, bem equilibradas, com um pouco mais de proteínas. Tomar 100ml chá de camomila ou erva doce... quentinho é sempre bom pra diluir pigarros e ajuda na digestão. 

Se for cantar e estiver se afogando em secreção, 20 min antes, tome uma daquelas pastilhas antiácidas, melhora o sintoma e só. É pra usar em emergencias, viu? O uso exacerbado disso, é ruim, deixa o estômago preguiçoso.

Fazer gargarejo com água morna e sal. Os fonoaudiologos de plantão vão me matar com essa dica, mas eu garanto, o sal é muito bom pra secar as secreções. Às vezes, resseca demais, mas é preciso experimentar e ver quanto é melhor pra cada um. 

Remédios:

Vá ao otorrino e ele te passa. Não indico nada. Indico diminuir o stress, tomar chás calmantes e sem cafeina, indico repouso vocal e paciencia. Reeducação alimentar e diminuição da ingestão de açúcares, reeducar seus horários, suas quantidades, sua mastigação e vc vai sarar! 

Técnica interfere no Refluxo?
Sim! Caso vc utilize respiração intercostal e tenha se descuidado e deixado ela muito alta, na altura do peito... isso também altera a pressão diafragmática. Digo isso porque nós cantores somos muito cíclicos, quando resolvemos emissão, esquecemos projeção, quando resolvemos respiração, esquecemos expressão e é meio isso. De repente você se esforçou tanto pra aprender a mecânica da respiração que de repente automatizou e esqueceu que as costelas tem que ser abertas até embaixo e não só em cima. Eu fiz isso, muitas vezes. Faz parte do ato de cantar. Cada repertório é um, exige uma área do corpo, uma atenção específica e isso às vezes nos desvia, ou nos concentra demais numa única porção do canto. Estamos em constante aprendizado, nunca paramos de aprender e me alegro em constatar isso. Espero ter ajudado e peço que se tiverem duvidas, postem ou mandem email que eu procurarei responder. (nataliaurea@me.com)